
Sabemos que muitas vezes a escolha do padrinho ou madrinha de Crisma é motivada pelo parentesco ou amizade, ou outros motivos, porém o maior fator motivador deve ser o exemplo de vida Cristã que a pessoa é.
Este(a) padrinho/madrinha dever assim ser para ajudar o afilhado a caminhar na fé. Mais adiante vamos abordar melhor o assunto, mas para evitar situações desconfortáveis e lhe ajudar desde a pensar, segue as orientações para escolha do padrinho/madrinha:
-
Será admitido apenas um padrinho ou uma madrinha.
-
O escolhido deve ter pelo menos 16 anos de idade.
-
Ser católico, crismado, ter recebido a sagrada Eucaristia e viver uma vida de acordo com a fé e a missão que vai assumir.
PADRINHO/MADRINHA DE CRISMA:
COMO ESCOLHER?
-
Se for solteiro, não viver maritalmente (morar junto, sem ser casado na Igreja Católica).
-
Se casado, deve ser casado na Igreja Católica.
-
Não ser Pai ou Mãe do catequizando.
-
Não ter uma vida contrária ao Evangelho e/ou praticar outra religião.
Dicas:
- Pense naquelas pessoas que são exemplo de fé católica para você e podem te ajudar a continuar na fé. Podem ser catequistas (da época da catequese ou da crisma mesmo), padres, diáconos, seminaristas, ministros da Eucaristia,... Pessoas da sua família que te ajudaram a chegar até a Crisma, te ajudaram a chegar na Primeira Eucaristia, etc.
- É recomendado se puder ser um dos seus padrinhos de Batismo, caso ele não tenha nenhum dos impedimentos citados acima.
Outras dúvidas mais específicas, procure os catequistas.